SISTEMAS AUXILIARES
A detecção precoce de interrupções no processo de fabricação é o principal fator por trás da disponibilidade ideal da máquina. Os sistemas de monitoramento de condição OTT-JAKOB para uniões rotativas identificam fontes potenciais de interrupções e evitam o tempo de inatividade não programado da máquina.
INWEST
INWEST é um sistema eletrônico de medição de distância que monitora o posicionamento da ferramenta. O sistema combina sensores eletrônicos com uma chave limitadora, que graças ao seu design compacto pode ser integrado as unidades de abertura Ott-Jakob.
O sistema é composto por um sensor indutivo na unidade de abertura, um anel de posicionamento no conjunto tensor e sensores eletrônicos. O sistema INWEST detecta a posição do conjunto tensor e possibilita identificar os três status: Aberto, Fechado com ferramenta e Fechado sem ferramenta. O sinal enviado ao CNC da máquina pode ser analógico (4-20 mA ou 2-10 V) ou digital (S1, S2, S3), podendo ser enviado durante a rotação ou quando o sistema está parado.
As medições analógicas são analisadas pelo CNC da máquina ou por um controle de posicionamento incorporado a ela. Um controlador de posicionamento externo pode ser conectado também, de forma a mostrar as medições efetuadas no display.
Uma interface USB, o Software desenvolvido pela Ott-Jakob e um Computador Windows são necessários para programar os sinais digitais de saída. As tolerâncias necessárias para as ferramentas podem ser identificadas com o uso do Power Check II da Ott-Jakob.
MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES DAS UNIÕES ROTATIVAS
VANTAGENS DO MONITORAMENTO
A detecção prévia de falhas no processo de produção é o principal fator de otimização das máquinas. Os sistemas de monitoramento da OTT-Jakob para uniões rotativas identificam potenciais fontes de interrupção e previnem contra paradas de máquinas não programadas. Dois sistemas confiáveis, o Monitor de Vazamentos e Monitor de Desgastes, estão disponíveis para um monitoramento contínuo das condições do seu spindle.
Monitor Interno de vazamento (1K-GD-CM)
O monitoramento interno de vazamento é montado dentro da união rotativa. Um sensor de duas camadas detecta a vazão de líquidos na bucha de vedação e no rolamento da união rotativa. O sistema de controle da máquina, conectado ao sensor, consegue avaliar os dados captados. Como um componente modular do sistema Ott-Jakob, Uniões rotativas com sensor interno de monitoramento de vazamento podem ser instaladas sem a necessidade de qualquer ajuste.
Monitor externo de vazamento
O monitoramento interno de vazamento é montado dentro da união rotativa. Um sensor de duas camadas detecta a vazão de líquidos na bucha de vedação e no rolamento da união rotativa. O sistema de controle da máquina, conectado ao sensor, consegue avaliar os dados captados. Como um componente modular do sistema Ott-Jakob, Uniões rotativas com sensor interno de monitoramento de vazamento podem ser instaladas sem a necessidade de qualquer ajuste.
Monitor de Desgastes
(1K-GC-CM
Um sensor integrado registra a taxa de material removido calculando o grau de desgaste das vedações da união rotativa.
PLANKO
Durante a usinagem, cavacos podem se misturar com a refrigeração e formar uma substância impregnante nas ferramentas e seus componentes. Esse tipo de contaminação é especialmente problemático tratando-se das superfícies de contato da ferramenta. Corpos estranhos com apenas centésimos de milímetros podem causar um desalinhamento na fixação da ferramenta.
Para garantir um perfeito processo de usinagem, a área de contato entre o spindle e o porta-ferramentas deve ser monitorada.
O sistema PLANKO, desenvolvido pela OTT-JAKOB, é um sistema totalmente novo, projetado para monitorar essas superfícies de contato. Utilizando-se de um radar eletrônico de alta potência, esta tecnologia patenteada pela OTT-JAKOB, pode identificar desalinhamentos na casa de mícrons.
O sistema consiste em um módulo eletrônico integrado ao cone do spindle. Ele avalia as áreas de contato e a compara com uma medida pré-estabelecida como referência. Se a medição feita for divergente do parâmetro, então um sinal é enviado ao CNC da máquina.
GAUS
O sistema GAUS, desenvolvido pela OTT-JAKOB, monitora por telemetria a tensão, temperatura e vibrações nas partes rotativas do spindle. Monitorar estes parâmetros leva a uma alta qualidade nos processos e prolonga a vida útil e confiabilidade do spindle.
Características:
• Sistema compacto;
• Alta transferência de dados, mesmo durante rotações até 30.000 RPM.
KAS
O monitoramento do pistão da unidade de abertura é de grande importância para a disponibilidade e confiabilidade da máquina. O monitoramento de posição do pistão KAS, desenvolvido pela OTT-JAKOB, é um sistema que monitora continuamente a posição do pistão.
O sistema é baseado em um sensor embutido na unidade de abertura, detectando assim automaticamente a posição do pistão.
KAS garante que o pistão de abertura não venha a ter contato com os elementos em rotação da máquina durante a usinagem.
O sistema é baseado em um sensor embutido na unidade de abertura, e que detecta automaticamente a posição do pistão. Assim que o pistão atinge um ponto de segurança, um sinal digital é enviado ao sistema de controle da máquina. Este sinal informa que o spindle está livre e pode iniciar o trabalho.
Graças ao seu tamanho, o KAS pode ser integrado à unidade de abertura sem que esta altere suas dimensões. Não é necessário nenhum tipo de sensor externo.